sábado, 25 de abril de 2009

Sarna demodécica

Como toda a gente sabe, a minha Tita está com uma sarna demodécica.... Por isso, achei por bem aprofundar este tema por aqui:

A sarna demodécica é causada pelo ácaro Demodex, que faz parte da fauna normal da pele dos animais. Demodex apresenta várias espécies, onde cada uma apresenta afinidade com determinado animal.
Demodex canis- canídeos
Demodex cati - felídeos
Demodex criteri - hamsters
Demodex cuniculi - coelhos e lebres

Mas se Demodex faz parte da fauna normal da pele do animal, porque causa doença?

Quando o animal está saudável, o agente vive comensalmente com ele. No entanto, se por alguma razão o sistema imunitário do cão está debilitado (idade avançada, por exemplo), o parasita torna-se activo. O ácaro que vive nos folículos pilosos e glândulas sebáceas, passa a reproduzir-se de forma extraordinária e espalha-se pelo organismo (gânglios linfáticos, baço, parede intestinal, glândula mamária, bexiga, fígado e pulmão).

O animal pode contrair sarna demodécica através do leite materno, se a mãe estiver contaminada pelo ácaro. Um cão afectado por esta sarna não transmite a doença a outros cães através do contacto (esse tipo de contagio só ocorre na sarna comum - sarna sarcóptica), nem ao ser humano.

O diagnóstico é feito pela observação de sinais clínicos como lesões da pele, prurido, vermelhidão, queda de pelo e por exame laboratorial através da raspagem da pele e observação microscópica. Assim se detecta a presença de Demodex.

O tratamento é feito com banho de champô especifico, pomadas de aplicação local, toma de antibiótico e vitaminas para fortalecer a pele e por injecções intra-musculares de ivomec.O tratamento é demorado e não é propriamente barato...

P20-04-09_18.09[01]

A Tita não se deixou fotografar, por isso este post vai mesmo sem fotos!!

4 comentários:

dario disse...

Tive a oportunidade de ver umas laminas de raspagens desse bixo maravilhoso!

Sara disse...

Bixo maravilhoso... Eu diria bixo horroroso! Tens de ver é o que ela faz a minha Tita... Coitada, a comichao que aquilo dá. Se calhar ate viste a raspagem da Tita...

Tweety disse...

Post actualizado com foto da Tita

:P

Sara disse...

LOL
A Tita é assim mesmo!!
Tem de ser tipo de surpresa, sem ela estar a esperar, senão nao deixa que lhe tirem fotos...
Mas realmente a minha pequenina aqui ficou mt bem. Toda importante a ver quem passa!
É o orgulho da mãe...